Niterói, bem como todo o país, se desenvolveu tendo como base um modelo rodoviarista. Esse modelo, que toma força a partir da década de 1950, prioriza o modo rodoviário com foco nos veículos automotores, em sua estrutura de transportes e deslocamentos, em detrimento de outros modos como trens, metrôs, bicicletas e até mesmo a caminhabilidade. Assim, ao longo das décadas seguintes, as cidades se tornam saturadas pelo excesso de carros, reduzindo o tempo de deslocamento e contribuindo para a poluição, afetando economia e saúde, dentre outros. Neste contexto, a bicicleta surge como alternativa, não só à prática esportiva, mas também ao lazer e deslocamento diário, fazendo com que lazer e cicloturismo passem a ter o apoio necessário para seu desenvolvimento.
Desta forma, o Circuito de Cicloturismo de Niterói passa a ser parte de uma de suas políticas públicas para bicicletas. Sua construção envolveu uma equipe multidisciplinar e a premissa de promover espaços de escuta com ciclistas, cicloativistas, grupos de ciclismo, comerciantes do setor e representantes da administração pública atuantes na cidade, que possibilitaram processos de melhoria e ajustes nas rotas. Levantamentos de campo para diagnóstico também foram realizados, a pé e de bicicleta. Somente de bicicleta, foram aproximadamente 490 km percorridos e 24 horas de filmagens, para que os 121,84 km do Circuito pudessem ser realidade.
Todo esse processo de estudos e planejamentos foi concebido a partir de quatro premissas, de forma progressiva:
- Possibilitar que residentes pedalem por toda a cidade e, assim, promovam a cultura da bicicleta;
- Permitir que visitantes se apropriem dessa cultura tornando esse circuito uma oferta turística;
- Identificar os portões de entrada da cidade para implantação de sinalização do circuito;
- Definir um nome para o circuito que tenha fácil compreensão em português e em outros idiomas, principalmente espanhol e inglês.
E, no que se refere às rotas, foram definidas outras cinco características:
- Representação da identidade da cidade para que os residentes se sintam pertencentes às mesmas;
- Identificação e diferenciação por cores;
- Possibilidade de transferência entre as rotas;
- Integração do território;
- Estrutura cicloviária existente e planejada.
As três principais cidades geradoras de visitantes/turistas para Niterói são Rio de Janeiro, São Gonçalo e Maricá. Em um primeiro momento tem-se como portões de entrada as estações hidroviárias nos bairros Centro e Charitas, no caso do Rio de Janeiro; alguns bairros localizados nas zonas Norte, Leste e Pendotiba, no caso de São Gonçalo; e Maricá, conectado pelo Caminho de Darwin. Para além dessas três, somam-se ainda todas aquelas cidades que possuem linhas de ônibus intermunicipais nos dois Terminais Rodoviários da cidade, considerando a possibilidade de transporte das bicicletas nos ônibus intermunicipais dotados de bagageiro, conforme normas de cada empresa que opere nos terminais, e também a implantação e ampliação do sistema público de bicicletas compartilhadas (Nit Bikes).
PROJETO
É com imensa alegria e emoção que anunciamos o lançamento do nosso tão sonhado Circuito de Cicloturismo de Niterói. Como atual coordenadora do Niterói de Bicicleta e alguém que participou ativamente de cada etapa dessa jornada, desde o Projeto Conceitual pro Plano Municipal de Cicloturismo; participação em edições do EDESC – Encontro Nacional de Desenvolvimento do Cicloturismo; passando por visitas técnicas e pedaladas no Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu; e enfim chegando na etapa de redação, acompanhamento, fiscalização e lançamento do projeto Circuito de Cicloturismo de Niterói.
Este projeto representa muito mais do que apenas um avanço na infraestrutura cicloviária da nossa cidade; ele é o resultado de anos de dedicação, colaboração e uma visão compartilhada de transformar Niterói em um lugar onde a bicicleta não seja apenas um meio de transporte, mas uma verdadeira ferramenta de integração, sustentabilidade e descobertas.
A cada pedalada, queremos que vocês sintam a essência de Niterói: suas praias deslumbrantes, áreas verdes preservadas, história rica e cultura vibrante. Nosso objetivo é que o cicloturismo em Niterói não apenas proporcione experiências inesquecíveis para os visitantes, mas também contribua para o fortalecimento da economia local e a preservação do nosso patrimônio natural e cultural. E agora, com rotas cuidadosamente definidas, sinalização intuitiva e uma plataforma interativa, estamos prontos para oferecer uma experiência única que conecta pessoas, histórias e paisagens.
Este projeto, que foi idealizado com tanto cuidado e carinho, reflete a importância que damos ao desenvolvimento de uma cidade mais justa, resiliente e acolhedora. Estou profundamente emocionada ao ver este sonho se tornar realidade e mal posso esperar para compartilhar essa jornada com todos vocês. Seja você um ciclista experiente ou alguém em busca de uma nova aventura, convido todos a explorar Niterói de uma maneira única e envolvente. Que essa seja mais uma de muitas pedaladas junto, na nossa amada Niterói, uma cidade verdadeiramente amiga da Bicicleta.
COORDENADORIA NITERÓI DE BICICLETA
O Niterói de Bicicleta é o órgão da prefeitura responsável pelo planejamento da infraestrutura cicloviária e promoção da cultura da bicicleta em nossa cidade. Criado em 2013, inicialmente como Programa na gestão do então Vice-Prefeito Axel Grael ao longo do primeiro mandato de Rodrigo Neves, o Niterói de Bicicleta vem acompanhando seu idealizador, já tendo integrado a Secretaria Executiva e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão., assumindo em 2021 o status de Coordenadoria agora alocada dentro da SMU – Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade – pensada como uma resposta aos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de uma maneira mais ampla à qualidade do espaço urbano de Niterói, a Coordenadoria tem como principal objetivo estimular a cultura cicloviária na cidade através da ampliação da malha cicloviária e elaboração de ações que estimulem o uso da bicicleta como prática segura, sustentável, democrática e inclusiva.
A Coordenadoria Niterói de Bicicleta estrutura‐se a partir de dois principais pilares, ambos igualmente importantes e essenciais no desenvolvimento de um projeto integral de estímulo ao uso da bicicleta na cidade.
Pilar 1: Infraestrutura Cicloviária
Este pilar abrange todas as ações relacionadas ao planejamento de infraestrutura física adequada para que ciclistas possam se locomover e estacionar suas bicicletas com segurança e conforto. Esta infraestrutura deve atender às vocações, necessidades e limitações de cada região da cidade e às normas e padrões de construção e sinalização definidas no Manual de Infraestrutura Cicloviária de Niterói.
Pilar 2: Cultura e Educação Cicloviárias
Este pilar abrange todas as ações que buscam influenciar a cultura e o comportamento da população e visitantes de Niterói, no sentido de promover a bicicleta como meio de transporte para pequenas e médias distâncias, e para atividades de lazer. Além da organização de eventos focados na mobilidade por bicicleta, outras atividades realizadas pelo Programa Niterói de Bicicleta incluem ações de estímulo e de conscientização sobre o uso seguro da bicicleta. Disseminar informações sobre as principais regras para uma convivência harmônica no trânsito, entre motoristas, ciclistas e pedestres, também faz parte do escopo do Programa.
NITBIKE
O sistema Nitbike de compartilhamento de bicicletas é uma iniciativa da Coordenadoria Niterói de Bicicleta que visa fomentar o uso da bicicleta como um transporte acessível, sustentável e democrático.
Para utilizar o sistema, o usuário precisa fazer o cadastro no aplicativo NitBike, onde é possível adquirir um passe gratuito, para pedalar por até uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado intervalos de 15 minutos entre viagens.
Hoje, com a ciclovia mais movimentada do país na Av. Marquês do Paraná, Niterói se destaca como referência em políticas públicas para promoção da mobilidade ativa e a inauguração de um sistema como a Nitbike vem confirmar o esforço e o comprometimento da CONIB com a construção de uma cidade mais justa, resiliente, que respeita o ciclista e enxerga a potencialidade da bicicleta como ferramenta de geração de renda, promoção da saúde, fomento à cultura, proteção do meio ambiente e formação da cidadania.
Além das bicicletas adultas, há estações mirins para o público infantil.
SELO NITERÓI AMIGO DA BICICLETA
O Selo Niterói Amigo da Bicicleta foi criado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta da Prefeitura Municipal de Niterói em abril de 2022. A iniciativa busca incentivar a adoção de práticas e disponibilização de serviços de suporte à bicicleta por parte de estabelecimentos comerciais privados.
O selo é emitido e mantido pela Prefeitura Municipal de Niterói. Com isso, pretende-se melhorar a receptividade aos cicloturistas, ampliar o leque de serviços oferecidos e fomentar a economia da bicicleta na cidade através desta. A empresa terá como incentivo à participação a publicidade positiva recebida, sua divulgação em aplicativos e demais listagens. Os ciclistas, portanto, terão no uso das empresas cadastradas a possibilidade de receber vantagens e comodidades.
Fazem parte do leque dos Amigos da Bicicleta estabelecimentos de diferentes ramos, como hotéis, restaurantes, cicles e bicicletarias, instituições de ensino, entre outros.
NELTUR – EMPRESA DE LAZER E TURISMO S/A
A NELTUR, Niterói – Empresa de Lazer e Turismo S/A, é uma sociedade anônima de economia mista, de capital autorizado, constituída, originariamente na forma da Lei n° 33, de 12 de dezembro de 1975, regida por Estatuto próprio e pela Legislação em vigor, que tem por objetivo social promover, coordenar, executar e estimular o desenvolvimento do lazer, do turismo e atividades correlatas, bem como, promoção de eventos, criação, ampliação, conversão, reconversão e fiscalização de equipamentos de lazer e turísticos em estreita consonância com a política de desenvolvimento econômico e social do Município de Niterói.
A NELTUR já promoveu grandes eventos na cidade, como queima de fogos no réveillon, shows de grandes artistas, competições esportivas, festivais e mais.
Parceira da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, a NELTUR contribuiu na construção do projeto do circuito de cicloturismo.
FICHA TÉCNICA
Prefeito
Rodrigo Neves
Vice-prefeita
Isabel Swam
Secretário Executivo
Felipe Peixoto
Secretário de Economia e Ações estratégicas
André Diniz
Presidente NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Turismo
André Bento
Coordenador Niterói de Bicicleta
Filipe Simões
Coordenadora Niterói de Bicicleta (2024-2024)
Helena Porto
Diretora de Planejamento e Participação Social
Leila Maribondo Barboza
Diretor de Infraestrutura Cicloviária
João Pedro Boechat
Diretora Executiva
Vanessa Carvalho
Assessoria – Diretoria de Planejamento e Participação Social
Marcelo Scanccetti
Rafael Pereira
Assessoria – Diretoria de Infraestrutura Cicloviária
André Brandão
Juliana Martins
Assessoria – Executiva
Brenda Moreira
Assessoria de Comunicação
Raísa Lassance
Adélia Sant´Anna
Estagiários
Beatriz Ferreira
Helena Bonfim
Júlia Lira
Manoel Freiman
Maria Fernanda Portela
Projeto e produção:
Coordenação Geral
Arkto Estúdio Arquitetura e Urbanismo
Assessoria de Urbanismo
Ricardo Kawamoto
Natasha Mello
Karine Amorim
Lucas Marques
Thaynara Gonçalves
Assessoria de Turismo
Fátima Priscila Morela Edra
Raphael Brandão
Assessoria de Comunicação e Mobilização Comunitária
Claudia Barbosa
Gustavo Borges
Filmagens e Levantamento de Campo
Gustavo Borges
Comunicação Visual e Design
Dupla Design
Revisão
Carla Damasceno
CRÉDITO DAS IMAGENS
NELTUR: VISIT NITERÓI – O portal do turismo de Niterói
Campus da UFF: Paula Fernandes – SCS
CONIB: Coordenadoria Niterói de Bicicleta
Gustavo Borges da Equipe de Projeto e Produção,
Gilson Freitas e Thiago Leal da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade – SMARHS.
Adélia Sant’Anna – CONIB