Circuito Cicloturismo Niterói

CICLO DICAS PARA MELHOR APROVEITAR O CIRCUITO

Camelinho, magrela, bike ou bicicleta, não importa como a chame, com ela é possível explorar esta cidade, que possui muita história e diversidade de ambientes. Para um agradável passeio cicloturístico é importante que seja feito um bom planejamento, e algumas dicas simples ajudarão a tornar a experiência mais agradável e segura:

  • O circuito foi pensado em cima da malha cicloviária existente contemplando diversas estruturas, havendo trechos com variadas tipologias cicloviárias, inclusive calçadas compartilhadas com pedestres. Cada trecho requer graus distintos de atenção, especialmente com o trânsito de pedestres e veículos;
  • Antes de se aventurar pela cidade, certifique-se de que sua bicicleta está com a mecânica em dia, freios em ordem e pneus calibrados (na lateral do pneu é possível encontrar informações sobre a calibragem indicada);
  • Lembre-se sempre de se alimentar e hidratar corretamente, especialmente no verão e nos trajetos mais longos;
  • Protetor solar e repelente para as áreas verdes são bem vindos;
  • Observe o horário do pôr do sol para que aproveite melhor a luz do dia. Mas imprevistos podem acontecer ou o passeio se estender por uma agradável pedalada noturna, por isso tenha sempre presa à sua bicicleta uma lanterna e luzes de sinalização. Certifique-se de estarem carregadas ou com pilhas;
  • Sinalizar as manobras com antecedência e observar e respeitar as travessias de pedestres contribuem para a segurança de todos;
  • Tenha sempre uma boa tranca para visitar seus lugares escolhidos com tranquilidade. Em diversos paraciclos espalhados pela cidade você encontra um QR-Code com dicas de como prender sua bicicleta de forma segura;
  • Organize suas rotas observando os diferentes graus de dificuldade como distância, relevo, tipo de solo, etc. É sua primeira vez? Comece com pequenos trechos, buscando aquelas rotas (ou partes delas) onde se sente mais confortável e seguro e, com certeza, em pouco tempo estará curtindo a cidade em trajetos mais distantes ou desafiadores;
  •  O Selo Amigo da Bicicleta credencia múltiplos estabelecimentos onde o ciclista tem atenção especial em serviços como alimentação, hidratação, acesso a banheiros, reparos, hospedagem, descontos, etc.

E qual a melhor bicicleta para visitar a cidade? É a que você tem. Não é preciso bicicletas com marchas, muito tecnológicas ou caras, com qualquer uma você poderá aproveitar grande parte das rotas. A Rota Verde – Áreas verdes e rurais possui trechos que exigem pneus para estrada de terra, pilotagem técnica e subidas desafiadoras, esteja atento a eles.

Se não tiver uma bicicleta, é possível o uso das Nit Bikes, as bicicletas compartilhadas da cidade, em diversos trechos das rotas que passam pelo centro e parte das zonas norte e sul.

As rotas propostas nesse circuito contemplam possibilidades de exploração para todos: dos iniciantes, menos experientes, aos veteranos, com técnicas e vivências mais amadurecidas. 

Mais cicloDicas a seguir:

Bike Segura

O Bike Segura é um programa da Prefeitura de Niterói, que através da Guarda Municipal e da Niterói de Bicicleta, busca otimizar a recuperação de bicicletas furtadas ou roubadas. Você pode conferir o passo a passo sobre como participar e mais informações sobre a segurança da sua bike clicando no PDF abaixo.

CTB de Bolso [Transporte Ativo, 2010]

Direitos e Deveres  – Ciclodicas para você pedalar com segurança por Claudiléa Pinto (Abril, 2022). O CTB de Bolso é uma versão resumida da legislação de trânsito brasileira relacionada à bicicleta.

Bicicleta para Crianças: Saúde, Diversão e Trânsito – [Transporte Ativo, 2015]

O livro ‘Bicicleta para Crianças’ aborda os problemas causados pelo crescimento das cidades na perspectiva das crianças e dicas de como superá-los. O livro é também um manual prático de como promover a mobilidade humana dentro e fora do ambiente escolar.

SELO NITERÓI AMIGO DA BICICLETA

O Selo Niterói Amigo da Bicicleta foi criado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta da Prefeitura Municipal de Niterói em abril de 2022. A iniciativa busca incentivar a adoção de práticas e disponibilização de serviços de suporte à bicicleta por parte de estabelecimentos comerciais privados.

O selo é emitido e mantido pela Prefeitura Municipal de Niterói. Com isso, pretende-se melhorar a receptividade aos cicloturistas, ampliar o leque de serviços oferecidos e fomentar a economia da bicicleta na cidade através desta. A empresa terá como incentivo à participação a publicidade positiva recebida, sua divulgação em aplicativos e demais listagens. Os ciclistas, portanto, terão no uso das empresas cadastradas a possibilidade de receber vantagens e comodidades.

Fazem parte do leque dos Amigos da Bicicleta estabelecimentos de diferentes ramos, como hotéis, restaurantes, cicles e bicicletarias, instituições de ensino, entre outros.